24 julho 2005

"Fico vendo meus filhos e seus amigos e percebo que os tempos são muito mais difíceis hoje para eles. O inimigo é mais velado. Não é a Ditadura, que prendia e matava os nossos amigos, ou a Guerra do Vietnam, ou mesmo os nossos pais, que eram tão visceralmente diferentes de nós.
O inimigo hoje é velado e se esconde nas pequenas atitudes do cotidiano: o cinismo, o individualismo, o querer se dar bem a todo custo, a falta de solidariedade, de companheirismo, de gentileza, de respeito pelo outro. São quase invisíveis, mas estão aí, corrompendo e deixando uma angustia extrema nos corações e mentes mais sensíveis. Meu filho mais novo diz que a cobrança é pesada. Ninguem diz claramente, mas dos meninos se exige que escolham uma profissão que lhes dê status no futuro, tenham uma vida de sucesso, encontrem uma menina linda e rica para ser a mãe dos seus filhos e ainda por cima sejam muito felizes. Isso com 18 anos! Ele não entende e não aceita. E sofre pra caramba.
A diferença entre a geração dele e a minha é o verbo: enquanto a dele é TER, o da minha era acima de tudo o SER. Eu tenho certeza de que a melhor época da minha vida foi justamente essa, fins de 60 inicio de 70. Mesmo com o terror de prisões e mortes de parentes e amigos. Dentro de mim, de vestido comprido, cabelos longos, cheia de duvidas e esperanças, aí é que fui mais
plenamente, serenamente, orgulhosamente, naturalmente, conscientemente eu mesma. Meu pico de felicidade."


Pedacinho do texto tão gostoso da Beth. Leia tudo aqui e me responda, você tem ou é?

4 Comments:

Blogger Celinho said...

O mais dificil de tudo, e acho que sempre foi, é ser feliz. Os desafios mudam, colocamos a barreira mais alto e o inatingível fica ainda mais impossível.Mas mais do que ser alguem ou qualquer coisa, quero é ser feliz =)
Beijo..

10:33 AM  
Blogger Giu! said...

EU SOU! E é incrível, porque eu vivo repetindo isso para o Pipa, sabia? O importante é ser, não ter. As pessoas não vão mais gostar de você por você ter. Bla, bla. Papo de mão, né? :)

9:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ligia, que bom ter você como leitora.
Eu te vejo sempre, e gosto muito quando vc aparece.
beijo grande

6:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bela discussão, Lígia, belo texto da Beth. Obrigada pela visita lá no Dufas, volte sempre, viu?
Aquele Abraço,
Helê

12:08 AM  

Postar um comentário

<< Home