22 janeiro 2006

Um post comprido, mas o risoto merece:
Pois ontem eu estreei meu primeiro risoto-risoto de verdade. Então, para quem gosta de cozinhar comecei tarde, não é mesmo? É que não sou dada a delicadezas na cozinha, gosto de comida caseira, bem temperada, feita em panelões e sem muita ciência.
Bom, já sei que nesse verão eu não vou mais fazer risoto, pois mais de 20 min no fogo mexendo me deixou devastada.
Peguei uma receita básica, que dobrei, pois somos em quatro gafanhotos aqui em casa, mas confesso que foi um exagero, já que é um prato forte e ainda tinha uma salada de alface americana, chicória frisée, tomatinho cereja e cottage. Ui.

Risoto básico
01 cebola média ralada (eu juntei a parte branca de duas cebolinhas, bem fininhas)
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal (não é margarina, não!)
2 xícaras (chá) de arroz arbório (eu usei carnarolli)
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ a 2 litros de caldo de galinha, legumes ou outro de sua preferência.
½ xícara de parmesão ralado.
Sal a gosto

Caldo quente o tempo todo, deixe numa panela tampada em fogo baixinho. Derreta metade da manteiga e refogue a cebola, acrescente o arroz (sem lavá-lo) e refogue bem para envolvê-lo com a manteiga. Junte o vinho, mexa bem, sinta o cheiro, que coisa maravilhosa (até o marido veio correndo na cozinha para ver!) e, quando secar, comece acrescentando o caldo, concha a concha, mexendo sempre, para não grudar no fundo. Secou, ponha mais uma concha e assim vai por uns 20 min. Você vai perceber quando o arroz vai ficando cozido, então prove para não deixar ficar mole demais. Tem que ficar al dente e com um pouco de caldo ainda. Apague o fogo, junte o restante da manteiga, o queijo e mexa bem. Deixe descansar tampado pos uns 5 min.
É melhor deixar o sal para o finalzinho, já que o caldo deve ser salgado e o parmesão é bem forte. Não vai precisar de muito, não. Você pode por pimenta do reino, se quiser.
Para servir, use um prato fundo ou uma cumbuquinha bacana, junte um fio de azeite e mais uma porção de queijo ralado por cima. Ai.

Aaaaaahhhh.....ficou uma delícia, cremoso, cheiroso hmmmmm....
Mas, como só fazendo para aprender, achei deixei passar um pouquinho do ponto. Deveria ter deixado com mais caldo, colocado um pouco mais de vinho. E menos manteiga.
Usei caldo de galinha em pó, desses sem gordura, mas apenas três saquinhos, assim não ficou forte e com gosto de coisa pronta. Ai, me perdoem os puritanos, mas usei o pronto mesmo. Mas queijo de saquinho eu juro que não usei, mandei ralar um pedaço de parmesão daqueles.
Também acrescentei, no final um punhado de cheiro-verde bem picado.
O Giácomo Mancini, do delicioso e cheio de receitas Toque Blanche e do Profissão Repórter, me deu a dica de usar alho-porró no lugar da cebola.
Depois comecei a sonhar com os próximos, com as combinações de sabores...dá para fazer o que quiser: com funghi, com filé, brócolis, tomate e majericão e estou bolando um Risoto-Jabá, com carne-seca e abóbora....meu Deus!!!
Agora é só inventar, pois se tem coisa que eu gosto é de mudar as receitas, acrescentando ou tirando alguma coisa e inventando moda.
Mas risoto, agora, só quando o friozinho chegar....

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o risoto eh um prato muito versatil mesmo. tbm faco com alho-poro, que adoro. fiz com abobora no ano novo. o segredo eh o vinho, e o queijo!! :-)

beijaO!

3:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

menina, eu adoro risoto. mto mesmo. mas sou péssima na cozinha. então só babo nas receitas e fico esperando o dia em que vou deixar de ser tão desajeitada ;)

beijos, querida!

8:04 PM  
Blogger érica said...

nao, amiga...
amo soborear um delicioso risoto, mas fazer...
nao tenho o menor talento na cozinha!

obs: mas a receita deu agua na boca!

11:56 AM  
Blogger Carla San said...

Hummmm...
Diliça!
Tem uma receita no bem feitinho da Fal de um risoto de camarão com rúcula que é tudo!!!
Experimenta, experimenta, experimenta!!!!
Bjs

2:47 PM  
Blogger ::: Zêr ::: said...

Ai, ai, ai!!! .... :-)... são três horas da tarde e depois de um almoço mal resolvido ler está maravilha culinária que vc descreveu aqui, é uma verdadeira tortura...como diria o meu amigo Fernando: S E N S A C I O N A L !!!

3:23 PM  
Blogger Celinho said...

Parece gostoso.. Pior que fazer risoto no calor so fazer doce de leite caseiro mesmo..haja calor e haja braço!

3:27 PM  
Blogger érica said...

Lígiaaaaaaaaaaa,
estava lendo um coment antigo sobre o U2... e aí, conseguiu?

de: curiosa de plantão.
bjos

11:59 AM  
Blogger Milady Carol said...

AMO risoto! coloque ervilhas frescas ou congeladas (aquelas de lata não, pelamor!) e substitua o parmesão por pecorino, fica DI-VI-NO! essa idéia da carne-seca com jaba é excelente, depois conte como foi. Ai que fome.

6:05 PM  
Blogger Dalva M. Ferreira said...

Tsc, tsc, tsc.... fia, não querendo dar palpite na cozinha alheia, comadre, mas quanto é que a santinha tá pesando??? Não engorda não, viu flor?

Coma de tudo, mas fique firme nos seus pontos flex! rsrsrsrsr....

Ande bastante, grandes caminhadas ao cair da tarde ou de manhãzinha, de mãos dadas com o gatim ou nem.

Te adoro, e dou o mór apôio, apoio?appôyo? happhoyo? sei lá: vai fundo...

10:53 AM  

Postar um comentário

<< Home