02 julho 2006

Cansaço. Cansaço. Mas quando é que eu não estou reclamando de canseiras? São as noites mal dormidas, o nariz entupido, roncos maritais e agora, filiais também. E as pessoas, as pessoas cansam, não? Mas não tenho mais pesadelos, ufa.
Estou precisando desesperadamente de férias, mas só tenho 15 dias, modos que tenho que ‘guardar’ pro semestre que vem, faculdade, e eu sei que se não tiver esses dias livres no final do semestre eu vou acabar por desistir de várias matérias. De novo.
- - -

O dia está nublado, chuvoso, está esfriando mais e eu amo, amo, amo frio.
Chás fumegantes, comida altamente calórica, banhos pelando. Os casacos, os cachecóis, sapatos fechados. Adoro ver gente de gorro pelas ruas.
E o fato de não transpirar, não ficar desmantelada faz bem à minha auto-estima, nem te conto como! Porque, no verão, eu saio do escritório como quem sai da academia depois de uma aula de Body Combat.
- - -

Tenho saudades dos treinos de Taekwondo, estaria bem melhor se pudesse chutar muito um alvo e ter bolhas nos pés, acredite. Uma amiga vai trancar a matrícula na faculdade prá poder ir a academia, pois chega uma hora que cuidar da cabeça é cuidar do corpo. A faculdade acaba por virar um fardo a mais. É triste isso.
- - -

Ah, então, né? Os jogadores não se mexiam e deu no que deu. Mas, nhá, se eles tivessem jogado bem e tals seria muito triste. Mas nem isso. Agora eu torço por Portugal.
- - -

Capuccino
400 g de leite integral em pó
200 g de chocolate em pó
200 g de açúcar (talvez menos)
50 g de café solúvel (moído no liquidificador)
1 colher (sopa) bem cheia de bicarbonato de sódio.

Misture bem, guarde em latas. Rende muito, dê um pouquinho prá sua mãe, leve no serviço, presenteie a vizinha. Todo mundo vai gostar.
É só misturar na água quente e eu uso três colheres de sopa por caneca. Vai do seu gosto.

Essa é a receita que eu mais gostei. Você pode usar achocolatado, mas use o dobro e diminua o açúcar. Passe o café solúvel no liquidificador, para virar pó. É um saco, mas fica melhor, sem os grãozinhos.
Pode-se colocar um pouco de canela em pó, uma colher de sopa, talvez.
O bicarbonato serve prá dar uma espuminha cremosa.

E eu gostaria de saber se o bicarbonato de sódio tem alguma propriedade semelhante a do mercúrio líquido, que se junta em bolinhas mesmo depois de separadinho. Eu misturava, misturava e lá estavam os gruminhos se formando. Coisa mais chata.


Bolo de iogurte
1 copo de iogurte
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
½ copo de óleo (ou de margarina derretida, que é melhor)
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

É só bater tudo no liquidificador ou na batedeira e assar em assadeira untada e enfarinhada, em forno médio, pré-aquecido, por uns 45 min. Use o copo de iogurte como medida.

Veja só: eu só faço essa receita de bolo e cada vez invento uma moda. Hoje coloquei uma xícara de chocolate em pó e mais uma colher de bicarbonato, prá deixar o bolo beeeem pretinho. Perfeito. Joguei uma caldinha feita de achocolatado, leite e margarina por cima.

Você pode bater com uma banana e canela, pode colocar maçã ralada, uvas passas, usar iogurte de sabor, ou trocar o iogurte por leite ou suco.
- - -

Agora, me aguardem: marido comprou para mim, com a condição de fazer uma receita por semana. Feliz demais.


- - -

Link absolutamente imperdível, descoberto por minha ídala Beth. As ilustrações do botânico alemão Martius, à vontade, na internet.
A vida é boa.

7 Comments:

Blogger Palpiteira said...

Ligia, copiei a receita do capuccino. Adoro. Diz uma coisa, posso substituir o leite integral pelo desnatado ou não?
Agora vc vai testar as receitas do Jamie e passar pra nós, combinado? :)
Boa semana.
Beijos.

11:15 AM  
Blogger Dalva M. Ferreira said...

Uia!

Você abichalhou de vez, amiga!!! A-do=rei a receitinha. Nhem. Dá um pulinho lá no Road, que fiz um post baseado no que conversamos ayer!

Minha musa... abichalhada.

12:26 PM  
Blogger Bela said...

Marido bom!
o meu me deu um impossível de receitas chinesas, porque ele é apaixonado por fotografia (entendeu?!). As receitas são todas em inglês e cantão...um luxo. Eu só disse que assim que eu puder bancar um tradutor moreno, alto bonito e sensual eu faço um pratinho.
beijos
ps: O Jamie é tuuudo na vida da pessoa!

8:13 PM  
Blogger Bela said...

Cara, acabei de fazer o Capuccino e ficou FANTÁSTICO!!!!
A gorda que mora dentro de mim tá dando pulinhos!
Um beijo quentinho

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ligia, estava mesmo precisando de receita de capuccino, adorei!!
Quanto às férias, vem pra Brasilia!
Tambem ta frio e você pode usar todos os gorrinhos do mundo, tá?
Beijo grande

10:17 PM  
Blogger Carlota e a Turmalina said...

AH...mais uma que ama bolo, capuccino, Oliver e Olivier...hehe...
E pior que me vi lendo vc em : "Cansaço. Cansaço. Mas quando é que eu não estou reclamando de canseiras? "
Tb quero 15 dias sem ir trabalhar...urgente...
Beijos

12:24 PM  
Blogger Milady Carol said...

Namorido tb me deu um do Jamie Oliver de Valentine's day chamado Something for the Weekend, um livrinho de bolso feito especialmente para a Penguin Books. Eu não costumo gostar de livros de receita sem ilustração mas o Jamie não precisa, ele ilustra escrevendo. Alias, o risotto de base dele (http://www.jamieoliver.com/recipes/2003/01/01/basic_risotto.php) é o melhor que ja comi. E no friozinho da pra encarar ficar com a barriga no fogão até ficar pronto. Hmmmm, beijos!

7:05 AM  

Postar um comentário

<< Home