01 agosto 2006

Semana Mundial da Amamentação


Eu amamentei meus dois filhos. O primeiro quase não mamava, e eu doava leite para o Banco de Aleitamento e acabei por não amamentá-lo muito. Empedrava o seio, eu tinha dores (os bicos rachados, como dói!!!), sofria, chorava (mais eu do que ele) e não foi fácil, mas me sentia chateada por não poder amamentar tanto. Foram apenas dois difíceis meses. Já o segundo, meu Deus, como mamava. E eu morro de saudades dessa horinha, da mãozinha fechada sobre o peito cheio e o som da boquinha macia que às vezes estalava, do leite escorrendo nas bochechas. Foi um prazer imenso.
Também nunca tive vergonha de amamentá-los em público e, onde quer que eu estivesse com eles, dava de mamar (e de amar!) sem problemas. Acho a coisa mais linda estar por ai e ver um bebê sendo amamentado e sem a fraldinha escondendo o momento. Eu olho mesmo, adoro.
E acho que as mães não precisam sentir-se culpadas por amamentar por poucos meses. Que seja por pouco tempo, que sejam poucas vezes, mas que apenas aconteça. Vale a pena, mesmo com dor, com dificuldades, com sono, chorando...

A Érica postou um texto muito bacana sobre certos mitos da amamentação, com orientações preciosas que eu adoraria ter recebido quando tive meus filhos...

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Lígia querida, que saudades!
Eu também amamentei só o segundo filho, a primeira nasceu prematura de oito meses, uma mosquitinha de pequena, pesava só 2.280kg e não tinha forças para mamar, uma pena.
Mas o segundo enquanto deu eu amamentei e é realmente uma delícia.
Eu estou com saudades de vc amore.
Vem pra São Paulo, Liginha, por favor???
bjs

4:11 PM  
Blogger érica said...

"dava de mamar (e de amar!)"

E isso explica tudo, né?!?

...Amamentar é cuidar.

gde bjo

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lígia
Como está sendo importante essa blogagem! Depoimentos como o seu, e outros que vi por aqui, vão ajudar muito às futuras mamães.
Beijos

10:55 PM  
Blogger Regina said...

Ligia,

Tambem acho lindo ver maes amamentando em publico. Hoje mesmo eu vi uma mae amamentando num lago onde fui com os meus filhos. Tao lindo. Fiquei com vontade de dizer a ela essa era a semana mundial de amamentacao, mas nao quiz interromper o momento dos dois.

Beijos,

Regina

6:24 AM  
Blogger renata penna said...

Ligia, cheguei ao seu blog via post coletivo, vindo do blog da Denise. Muito bacana seu espaço e suas palavras, adorei. Principalmente pelos trechinhos de Kundera (que eu amo) derramados ao longo do caminho... tudibom!

9:21 AM  

Postar um comentário

<< Home