19 novembro 2006

“Como Aristóteles afirmou e a ciência moderna confirmou, o gosto de qualquer comida melhora quanto mais fome se tem. Mas, como confessei recentemente a meu médico, o qual me avisou que determinada pílula só devia ser tomada de estômago vazio, a última vez que meu estômago esteve vazio foi em 1978. Em minha ficha, ele rabiscou “hiperfagia”, o nome que os médicos conferem às pessoas que dão espetáculo na mesa”


Eu comprei O homem que comeu de tudo. Segundo o próprio, sobreviveu prá contar. Tou de olho nele desde que foi lançado em, 2000, acho, e hoje me arrependo de não ter comprado antes. Acabou de chegar e eu, gulosa, já comecei a introdução. (Não, o Nick Hornby nem tá na metade, mas eu sou uma ansiosa assumida e já comecei, oras. Já tenho três livros começados, contando Rubem Fonseca que larguei na página três, assim que chegou o Nick. Eu sou volúvel.)

Então que ele é deliciosamente irônico e engraçadíssimo, Jefrey Steingarten, crítico gastronômico da Vogue. Eu invejo gente assim, que recebe muitos dinheiros prá viajar, se hospedar em lugares excelente e comer do melhor que o local possa oferecer. E gente que ganhar prá conhecer os melhores spas do mundo, os lugares mais exóticos, as construções históricas....e eu penso o que uma pessoa assim faz prá merecer essa dádiva. Beleza, simpatia, conhecer outras línguas? Acho que são seres iluminados, sei lá, nessa horas fico pensado em carma. Eu nem acredito nisso, mas penso, nesses casos. Oras, só pode.

Bom, ele começa dizendo que, quando foi nomeado crítico da revista, ficou prostrado, e, assim, resolveu escrever algumas coisas sobre sua relação com a comida, entre elas comidas que ao tocaria nem se estivesse numa ilha deserta - suas fobias alimentares:
Insetos
Uma conserva coreana de repolho, gengibre alho e pimenta, que fica meses fermentando
Peixe-espada, segundo ele tem textura de um sapato de pregos
Anchovas: “Sou conhecido por atravessar a rua sempre que vejo uma anchova vindo em minha direção. Porque alguém decidiria conscientemente uma minúscula tira marrom de couro salgada e empapada de óleo?
Banha
Sobremesas indianas: tem gosto e textura de cremes faciais que pertencem à penteadeira, e não ao prato. Depois ele descobriu que nem todas: algumas tinham gosto e textura de bolas de tênis.
E mais: missô, chutney, ouriços-do-mar crus, mariscos, falafel, quiabo.

Eu não como, nem comeria:
Insetos e vermes, coisas como minhocas tostadas etc. essas nojentas e cruas comidas do tipo ‘No Limite’.
Miúdos em geral, miolo, língua (não é miúdo, né?), rins, bagos. Mas já comi muito fígado quando era criança.
Dobradinha: eu comia até 78, hoje não posso nem olhar.
Buchada de bode.
Sarapatel
Chouriço
Carne de gato nem de cachorro. Mas comeria coelhos, rãs, quem sabe até jacaré.
Ovo colorido de bar, ou aquelas salsichas...
Nem sei se conseguiria experimentar isso aqui. A Marcinha foi corajosa.
Não sei se comeria foie gras. Mais pelo pato do que pelo sabor. Deve ser bom


E você?? O que não comeria de jeito nenhum???

Me conte! Ou ponha no seu blog! :D
Ah, me lembrei de mais uma: galináceos ao molho pardo!!!

17 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ligia, esse cara eh jurado de um programa do Food Network chamado Iron Chef America [copia de um programa japones chamado Iron Chef]. Ele eh o jurado exigente, que sempre critica - ou seja, o chato! :-)

Eu sou uma picky eater, nao como nada com muitas pernas e olhos. Outro dia comi foie gras e fiquei enojada... detestei o gosto, sem falar na crueldade com os patos e gansos que me revoltou!

beijos,

5:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, quero esse livro!
Eu não como de jeito nenhum carnes em geral, fico morrendo de pena dos bichinhos...
Sou vegetariana há mais de 20anos, graças a deus.
beijos querida!

11:57 PM  
Blogger Milady Carol said...

Eu tb quero esse livro!!! e adorei a idéia, vou colocar la no meu cantinho a lista do que eu não comeria, mas acho que vai ficar quase idêntica à sua... e também vou colocar a lista das ojerizas que eu não tenho, hahahahahah!

Beijocas mulé linda!

7:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu preferia não ter ido ver o post do Thousand Year Egg e ver a tal foto... Argh. Isso iria pra minha lista, sem dúvida.

3:33 PM  
Blogger Celinho said...

O cara nao come falafel! Mas ele tem que experimentar "O" falafel, la em Paris.. Se bem que do jeito que o homi é glamouroso ele ja deve conhecer tuda..

6:22 PM  
Blogger Carla San said...

Lígia, a minha lista do q não como é enorme, vc nem imagina...rs...
Vou postar isso lá no blog. Passa lá depois pra conferir.
Bjs
P.S. Tá chegando o diaaaa!!! :)

6:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ligia, eu te leio mas nunca comento, só que a idéia da lisitnha é irresístivel! Amei! Fiquei louca pelo livro.
Coloquei minha lista no meu.
Ah! Eu também não comeria os ovos pretos...

10:16 AM  
Blogger Nanda said...

Ah Liginha, eu vou fazer a lista do que eu como, porque o que eu não como é tão pequena, fora que eu sou doida de vontade de experimentar esses ovos.
Beijos
Saudades

4:43 PM  
Blogger Thata said...

Ligia, minha lista é esquisita. Só pra dar uma idéia, eu não como arroz e feijão. Mas como peixe cru. E comeria os ovos de pato fáaacil.
Já comi foie gras, mas não gostei. É comida com bad karma, né? Credo.
E sexta ta chegandooo!!
bjim!

12:47 PM  
Blogger Dalva M. Ferreira said...

Odeio o Celinho. Quero que ele vire purpurina. Grrrrr.... grrrrrr.....

11:33 AM  
Blogger Flávia said...

Li
Eu não como as mesmas coisas que você, e tb não comeria coelho nem rã, e ultimamente tenho sentido nojo até de frango (Tô achando todos com gosto de ração rs)
Só mais chocolate, que aliás eu amo... chocolate e pizza eu comeria todo dia, toda hora rs, e quando enjoasse de um comeria do outro rs
Bjs e inté amanhã queridona

6:03 PM  
Blogger Carlota e a Turmalina said...

Não como quase tudo o que vc não come...principalmente qualquer animal que eu veja morrer!!! Outro dia vi um sushiman cortando um peixe ainda quente, eu quase morri...mas nem por decreto que eu como algo que olhe prá mim enquanto morre...

8:59 AM  
Blogger Isa said...

n como tripas à moda do Porto nem que me matem, ou enguias ou rins... deus me livre e guarde

10:39 AM  
Blogger cynthia said...

bem... vegetais como todos
aaaaaamo frutas
cereais são bem vindos

carnes... lá vem problema: nada de miudos! nem rabo, nem orelha, nem focinho, muito menos pé!
rã eu comi e detestei.
cachorro está fora dos meus pensamentos
gato eu devo ter comido sem saber, mas não repetiria sabendo.
coelho eu acho bonitinho demais pra ter coragem.
bode? bem, já comi o cordeiro, parente dele, mas acho a carne muito forte.

beijinhos

2:42 PM  
Blogger Suzi said...

Sei lá Ligia, tudo o que eu já disse "de jeito nenhum" acaba caindo na minha cabeça. Entao...
Adorei vir aqui. Assim como adorei vc.
beijos

5:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

lindona, só pra deixar registrada aqui a minha primeira de muitas visitas a voce e a esse blog delicioso! Beijos e mais beijos! Adorei conhecer voce viu?

6:01 PM  
Blogger Menina Dedê said...

Lígia, você conhece esse blog?

http://www.thesneeze.com/mt-archives/cat_steve_dont_eat_it.php

Se não, acho que vai gostar.

8:34 PM  

Postar um comentário

<< Home