11 novembro 2006

Trinta dias de licença-prêmio. Prá descansar? Claaaro que não, claro. A empregada saiu uns dias de férias e eu tou até a tampa de trabalhos e provas na facul. Pois bem.
Num grito só eu tomei de assalto esse meu lar, que vive à revelia das minhas vontades, e agora governo, soberana e totalitária, de vassoura em punhos, descalça e de cabelo preso.
Os infiéis rebeldes, os maleitosos, os espalhadores de chinelos, os colocadores de copos usados na pia, os incapazes de repor papel higiênico, os deixadores de pegadas de barro no chão e manchas nas roupas, os largadores de toalhas molhadas na cama e roupas sujas em cima do cesto serão sumariamente decapitados.
Sim, em poucos dias de selvício de casa eu estou espalhando terror.
- - -

Na quarta cedinho fui à feira, que começa na esquina da casa onde morei, logo que me casei. Mudei-me de lá há uns 14 anos. Fui atrás de uns limões decentes, que tivessem suco.
Tenho saudade da casinha apertadinha, da rua de paralelepípedo, da Dona Mimi, uma senhorinha vizinha e querida. Da janela que ficava na frente da pia da cozinha e que eu enchia de vasinhos de violetas que floresciam o ano inteiro, uma atrás da outra. Do Peter Pichorra, nosso fusca verde-azeitona.
Mas não tive um pingo de saudades da minha vidinha lá.
- - -

Eu tirei 7,5 na prova de matemática!!!!!! \o/
- - -

Eu cheguei pro professor de desenho, com essa cara de pau que eu tenho. Ando muito desavergonhada.
Trabalhos atrasados e tals e acho que eu deveria fazer recuperação especial no semestre que vem e muitos problemas e muitas faltas, eu sei e...e...
E eu queria que ele me dissesse: Olha, Lígia, realmente vc está muito atrasada, eu não quero saber dessa sua choradeira, vc não sabe pintar mesmo, vc não dá conta, vc e incompentente.
Mas ele disse: Olha, pega firme no cartaz do filme, o peso é 6, tem mais trabalhos prá frente, quem sabe vc não consegue nota suficiente. Perder assim a matéria...vamos lá!
Vamos lá, ele me disse e eu quero desistir. Eu não consigo fazer as coisas.
Não consigo.
- - -

“E hoje eu me sinto feliz.
Não qualquer felicidade, mas a felicidade de saber o quanto eu tenho. Como sou rica. E como eu vou ficar triste quando isso passar...e eu começar a ter outros sonhos, outros descontentamentos...”
Mesmo?
- - -
Comprei Uma longa queda, do Nick Hornby. Na fila do caixa abri uma página e, prá minha alegria, era exatamente na página do 2º trecho que eu transcrevi no post dali de baixo. Um sinal?
Adoro essas coincidências bobas.
- - -

Não consegui colocar nem metade dos links que eu tenho, mas já comecei my del.icio.us, que deverá ser mais organizado. Aceito alegremente sugestões. De links e de organização também, visse?
- - -

Não gosto de halloween. Já importamos a língua, os costumes também? A praga se espalha. Mas não, eu não gosto de festa importada que coloca crianças vestidas de monstros pelas ruas exigindo doces e ameaçando com alguma gracinha. Nem gosto de Natal com neve, papai-noel e duendes. Gosto mesmo é de festa junina, caipira, que tem raízes européias antiquíssimas, eu sei, mas é tão coisa nossa, cachaça, amendoim, chapéu de palha e milho. Pois não é que dia 31 de outubro toca a campainha e marido atende e volta rindo e assustado:
- Tem três bruxinhas na porta: doces ou travessuras? Tem alguma coisa prá dar prá elas?
- Ixi, tem não. Ah! Tem aquela bananada-cascão, corta uma fatia prá cada uma..ahahahahahahah..ôi que dó.
- Vou procurar alguma coisa.
Marido fecha a porta e volta. Rindo.
- O que vc deu prá elas?
- Travessuras.
- Como?
- Dei suas balas de gengibre. As ardidas.
- ...
- - -

Fazia teeempo que eu não assava frango em casa. Mas acontece que Mariza me deu um maço de tomilho e eu amo tomilho. Na verdade ela me deu prá plantar, mas sabe como eu sou, né?
Prá marinar: suco de laranja, um pouquinho de mostarda, alho em fatias grossas, pimenta do reino, açafrão da terra (cúrcuma), pimenta calabresa, cheiro-verde e muuuito tomilho. O frango ficou amarelinho, dourado e ficou bom, viu? Isso fica bom mesmo com batatas, assando junto com o frango, mas eu tinha pouca batata e fiz maionese, mas maionese mesmo feita em casa, com ovo, óleo, limão e salsinha. Não faz mal, não, juro. Detesto maionese pronta.
- - -

Noites cheias de pesadelos, uma mistura de silent hill, com o jogos mortais, com ER, com 007, com uns filmes do Almodóvar, com diários de motocicleta. Credo. Acordo cansada.
Aliás, agora dei prá acordar com os barulhos que acontecem nos sonhos.
- - -

Eu fico puto!!!!!

Arte Postal. Você pode participar.
Para o seu PC: Blurburger.

5 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ligia, adorei essa receita de frango! :-) beijoos,

11:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Os espalhadores de chinelos, os colocadores de copos usados na pia, os incapazes de repor papel higiênico, os deixadores de pegadas de barro no chão e manchas nas roupas, os largadores de toalhas molhadas na cama e roupas sujas em cima do cesto"... Ai, como eu sei o que é isso!
Lígia, criei coragem e consegui terminar o post. Ainda não é aquele assunto, deixei esse pra semana que vem porque é muito comprido. Bjus!

12:06 AM  
Blogger lucy said...

marido, que já leu todos-todos os livros do hornby, diz que esse (uma longa queda) é o pior. mas mesmo assim é bom.

ele também diz que ler traduzido (esse eu dei pra ele em português) não tem nem metade da graça de ler em inglês. realmente, eu li alta fidelidade em inglês e achei sensacional, assim, uma das coisas mais legais e espertas que já li. mas não sei dizer se em português perde a graça.

boa sorte com a leitura. ele é sensacional de qualquer jeito. esses que comprei são críticas literárias dele. marido já leu os dois inteirinhos nesse tempo (não tem nem duas semanas que comprei). eu nem sei quando vou ler, não tenho tempo por enquanto. mas ele disse que é uma das melhores coisas que já leu na vida (ele gosta demais do hornby, então devemos descontar 50% dos elogios). de qualquer forma, sou o tipo de pessoa que lê devagar, que gosta de ler como quem fala, no tempo da fala, sabe como? eu penso em voz alta cada palavra, e por isso demoro demais.

comecei o livro da nicole krauss, mulher do johnathan safran foer. estou adorando por enquanto. é menor e eu vou lendo aos pouquinhos, duas, três páginas por dia. um dia termino.

beijos!

4:13 PM  
Blogger Bela said...

Oi, querida-Lígia!
Você e esses links seeempre de-li-ci-o-sos!!!To perdida aqui!
tava sumidinha, mas tô de volta!
Um beijo grande

7:36 PM  
Blogger Dalva M. Ferreira said...

Só de ler isso aqui eu cansei. Odeio maridos, odeio filhos, odeio selvicio escravo, odeio tudo. Depois eu te conto o que a vaca da manicure fez na minha cutícula. Odeio manicures.

8:42 AM  

Postar um comentário

<< Home