27 junho 2007

Vamos lá: estou de férias, pra variar, antes do previsto pois eu ainda não consegui melhorar da crise de asma. Um saco.

Tiaguinho, meu nenezão, estava me torrando a paciência, pois cismou que eu tinha que fazer cookies de chocolate. Mãe, vc vai fazer cookie hoje? Mãe? Mãe, posso ir no mercado comprar chocolate pros cookies? Mãe? Manhêêêêêê, coooooookies!!! E eu ali, morta, do sofá pra cama, da cama pro sofá, passando mal. Mãe? Mãe?

Bom, então, resolvi ir pra cozinha e fui testar a receita que está no livro do Jeffrey Steingarten ‘Deve ter sido alguma coisa que eu comi’, tentando ensinar o Ti a cozinhar. A receita vai copiada como está no livro e depois conversaremos sobre ela. Tem coisa mais boa neste mundo do que fazer comida e falar de comida?

De longe os melhores cookies com gotas de chocolate

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
225g de manteiga sem sal (2 tabletes ou 1 xícara)
¾ de xícara de açúcar mascavo claro, firmemente prensado
¼ de xícara de açúcar mascavo escuro, firmemente prensado
¾ de xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres de água
1 ovo*
¾ do pacote ou ½ xícara de Nestlé Toll House Semi-Sweet Morsels.

Preaqueça o forno a 190º. Numa tigela, misture a farinha de trigo, o sal, o bicarbonato. Bata a manteiga na batedeira te ficar cremosa e junte as três qualidades de açúcar. Adicione a essência de baunilha, a água e os ovos*, e bata tudo junto. Acrescente, sempre batendo, a mistura de farinha de trigo. Junte as gotas de chocolate. Pingue em forminhas redondas anti-aderentes com uma colher de chá. Asse por cerca de 10 minutos. Ponha sobre uma grade para esfriar.

Vamos lá:
.Note que ele pede um ovo e nas instruções manda adicionar ‘os ovos’. Usei um só, médio, talvez fosse um ovo grande ou dois pequenos, sei lá.
.Medidas sem especificação são xícaras de chá e colheres de sopa, percebi.
.Só tinha açúcar mascavo escuro e foi assim mesmo, uma xícara. Não deixe de peneirar o açúcar comum e o mascavo, que costuma ter grumos grandes, e a farinha tb.
.Usei um tablete de manteiga de 200 g.
.Claaaro que eu nem sei o que é o Toll House, fui de barra ao leite comum, picada, mas olhe, use uma barra inteira de 170g, pois achei que meia xícara é pouco chocolate pra festa. Eu queria o meio-amargo, mas o Ti bateu o pé e me venceu.
.Bati a manteiga já amolecida, segurando a batedeira na mão, é mais fácil. O Tiago foi juntando os ingredientes pra mim.
.A massa fica feia, suspeita. Apesar de ir muita manteiga, mesmo assim eu untei as assadeiras e fomos colocando montinhos espaçados. Achei que não precisa untar nada, é só colocar os montinhos.
.Os montinhos suspeitos vão derreter, se espalhar redondinhos por uns 4 ou 5 cm, dependendo do tamanho. Se vc fizer como eu, deixar pouco espaço entre os montinhos, eles se juntarão, solidários, e ficarão um horror. Assim que as beiradinhas secarem no forno (fique de olho!!!) tire do forno, mesmo que em cima ainda esteja fofinho ao toque: os biscoitos vão secar assim que esfriar.
.Experimentei colocar um pouco em forminhas de pão de mel sem untar e os cookies ficaram uniformes, e mais gostosos, eu achei.

Agora eu entendi pq usar grade pra secar biscoitos: pra não ficar com o fundo ligeiramente borrachento. Hm. Mas eu não vou comprar grade pra biscoito, meu marido se divorciaria de mim.

Guardei os bichinhos em latas, dizem que conserva melhor.
Estou agora, às 8:30 h, digitando e comendo um deles, e está mil vezes melhor que ontem. Hmmm.

O Jeffrey diz que esse é o mínimo que se pode esperar de um cookie, e que vc pode e deve aperfeiçoar a receita.

Agora eu vou fazer meia receita dividir e usar passas, paçoca esfarelada (veja se eu presto), nozes picadas etc...e vou contando aqui como ficou, enquanto minhas calças vão, inexplicavelmente sufocando minha cintura.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa, nem sei como agradecer pela receita!! Amo cookies, acho fácil de fazer e delicioso, mas o meu sempre fica meio pesado, engordurado. Vou tentar essa receita!

9:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Li, que coisa maravilhosa, amor!!!

1:26 PM  
Blogger Unknown said...

Pras calças não se rebelarem muito, manda um bocado aqui pra casa :-)
Eu ajudo a dizer se tá bom, e até mando um testimonial a respeito, hahahaha!

1:34 PM  
Blogger . said...

´líiiiiiiigiaaa, faz cookies pra gente tbbb??? faz? faz? fazzzz????

pooooooooooooooooooo favoooooooooooooooooo




xD

7:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha só, que coincidência: depois da molecada pedir tanto aqui, resolvemos tentar uma receita de cookie. Ficou gostoso, mas a textura mais parecia de um muffin, meio bolo, sabe.... vou testar a sua.
bjs
A

8:38 PM  
Blogger Carlota e a Turmalina said...

Ah....meu filho adora cookies!!!
Assim que eu tiver um tempinho, vou tentar sua receita....pois ela tá de dar água na boca!
Bjo

10:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

paçoca é mesmo cruel. você não presta! hahaha

8:00 AM  

Postar um comentário

<< Home